» ACESSO RÁPIDO




» SERVIÇOS



A EMPRESA


QUEM SOMOS

Fundada em 2004, a OPUSTRAN congrega instituições de engenharia veicular credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO, e homologados como ITL - Instituição Técnica Licenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN para executar inspeção de segurança em veículos para a regularização no DETRAN/CIRETRAN.



NOSSA POLÍTICA

Nossa Política da Qualidade - Prestar serviços confiáveis, com fundamento técnico e legal, executados por profissionais treinados e compromissados em atuar de forma isenta, contribuindo naturalmente com a preservação do cidadão.


NOSSAS ATIVIDADES

Organismo de Inspeção é uma instituição técnica de engenharia veicular, com corpo técnico, estrutura física, equipamentos e sistema de gestão da qualidade implantado, acreditado para execução de serviços de inspeção veicular pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO e, homologado como ITL - Instituição Técnica Licenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN, para emitir em seu nome (DENATRAN), para os veículos aprovados em inspeção, o Certificado de Segurança Veicular - CSV para regularização junto a autoridade de trânsito.


BASE LEGAL

Base legal da nossa atividade no CTB ( Código de Trânsito Brasileiro).

Art. 98. Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.

Art. 106. No caso de fabricação artesanal ou de modificação de veículo ou, ainda, quando ocorrer substituição de equipamento de segurança especificado pelo fabricante, será exigido, para licenciamento e registro, certificado de segurança expedido por instituição técnica credenciada por órgão ou entidade de metrologia legal, conforme norma elaborada pelo CONTRAN.

Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:

III - for alterada qualquer característica do veículo;

Art. 124. Para a expedição do novo Certificado de Registro de Veículo serão exigidos os seguintes documentos:

IV - Certificado de Segurança Veicular e de emissão de poluentes e ruído, quando houver adaptação ou alteração de características do veículo;


A INSPEÇÃO

Inspeção técnica realizada em veículos por Organismo de Inspeção, com a utilização de equipamentos eletromecânicos, visualização e ou ensaio dinâmico, baseado em parâmetros estabelecidos em normas, regulamentos técnicos e legislação vigente, visando atestar que o veiculo, objeto da inspeção, pode circular em vias públicas sem oferecer riscos à segurança.


A Inspeção de Segurança Veicular é executada em:

- veículos que se envolveram em sinistro;

- veículos novos fabricados em baixa escala ou artesanalmente:;

- veículos que tiveram suas características originais de fábrica modificadas/alteradas em decorrência de instalação de equipamentos para atividades especificas, alteração da capacidade de carga/passageiros ou do tipo de combustível, adaptação de dispositivos para acessibilidade e/ou condução por portadores de deficiência, entre outras prevista na Resolução e Portarias do CONTRAN.